Sobre progressões: Você sabia que seu signo “muda” no decorrer da vida?

Sim, é isso mesmo que você entendeu!

Nosso sol “muda” de signo no decorrer da vida, e isso acontece graças ao que chamamos de Progressões. Esse foi um dos temas mais pedidos pra falar aqui quando perguntei sobre o que vocês mais queriam saber no meu Instagram, então hoje vim contar mais sobre esse assunto tão interessante!

Se vocês estão aqui é porque com certeza já leram esse post, em que explico como funciona a leitura de mapa astral e como descobrir em que casa você tem cada signo para conseguirem entender um pouco melhor do seu mapa por conta própria – se não leram, poooor favor leiam antes de continuarem lendo esse post!

O fato é que, no dia em que você nasceu, o Sol estava em determinado grau de um signo. Se você é de Touro, o sol estava passando por esse signo, se é de Virgem, o sol estava passando por Virgem, e por aí vai. E uma das maneiras de ver as mudanças que ocorrem na sua vida através da Astrologia é analisando as progressões do seu Sol,  e para fazer que é o fato de ele “andar” um grau por ano, deixando o restante do mapa astral estático.

Dessa maneira, como cada signo tem 30º, em um certo momento de vida – dependendo do grau em que o sol estava quando você nasceu – ele entra no próximo signo, e isso gera uma mudança na sua vida de acordo com as características daquele signo, e elas acabam por influenciar sua trajetória e sua personalidade. Claro que você sempre terá características do seu mapa natal e seu signo “original”, mas esse novo gera mudanças notáveis na sua vida.

Seu sol passará 30 anos (30 graus) nesse próximo signo, e depois desse período entrará no signo seguinte, e por aí vai.

Mas Isa, como faço pra saber em que grau do meu signo o Sol estava quando eu nasci?

Para ilustrar isso, vou dar de exemplo de uma pessoa que nasceu dia 02/07. O signo de Libra “começa” dia 23/09, que é quando o sol entra nesse signo, certo? Então como essa pessoa nasceu no dia 02/10, ela tem seu sol no 9º grau desse signo, 9 dias depois do início. Isso porque o sol anda um grau por dia, por isso que em 12 meses ele passa por todos os signos, ficando 30 dias em cada um.

Se o sol dessa pessoa estava no 9º de Libra quando ela nasceu, isso significa que com 21 anos (30 menos 9), seu sol chegou no final do signo de Libra e progrediu para o signo seguinte, que é Escorpião. Essa pessoa com certeza terá mudanças de vida nessa idade, entre 20 e 22 anos, possivelmente passando por alguma grande transformação, uma perda que faça com que ela passe a investir mais em autoconhecimento, ou comece a trabalhar com cura de alguma forma.. E os próximos 30 anos da sua vida terão muito a ver com esse signo e a energia de transformação que ele proporciona. Depois de mais 30 anos, quanto ela tiver 51, seu sol progredirá para o signo seguinte, que é Sagitário, e isso com certeza vai gerar novas mudanças na sua vida que tenham a ver com esse signo. É possível que a pessoa se torne mais filosófica, ou passe a viajar mais, ou fique mais expansiva, etc

O interessante de analisarmos isso nos nossos mapas e das pessoas próximas a nós é justamente para analisar como nossas vidas mudaram, ou saber como elas mudarão, quando acontecem as progressões. Eu nasci no 6º grau de Leão (29 de julho) então desde que meu sol progrediu pra Virgem, com 24 anos, eu fui sentindo a diferença ao ficar mais organizada, detalhista, observadora, com mais vontade de ler e estudar, entre outras mudanças de vida! Inclusive um dos motivos para ter escolhido cursar Publicidade e Propaganda foi justamente saber que meu sol entraria nesse signo aos 24, então escolhi ter uma profissão que me preparasse para trabalhar com escrita de alguma forma (porque Virgem é regido por Mercúrio, planeta da comunicação).

Outros exemplos: se uma pessoa é de Gêmeos, até certo ponto da vida ela vai ser mais comunicativa, mas quando seu Sol progredir pra Câncer, ela ainda terá suas características de Gêmeos, porém vai ficar mais amorosa, sensível e familiar do que antes. Pra quem é de Escorpião, quando seu Sol progrede para Sagitário a pessoa acaba sentindo mais vontade de viajar, estudar, se expandir, sair. Pra quem é de Áries, quando o Sol progrede pra Touro, é normal desacelerar um pouco e buscar mais estabilidade, ficar mais apegada e possivelmente um pouco mais materialista. Pra quem é de Libra, quando o Sol progrede pra Escorpião, é importante focar em se transformar, se espiritualizar e ajudar os outros de alguma maneira (talvez trabalhando com cura em paralelo ao seu trabalho, ou mudando para uma profissão relacionada a esse signo, como Direito, psicologia, medicina, pesquisa, etc), para não se deixar abalar e ser puxado “pra baixo” às vezes, o que costuma acontecer nesse signo (entendo bem por ter ascendente em Escorpião – mas cabe a nós ter força interna e nos transformarmos pra usarmos essa energia da melhor maneira). Quando o Sol de um Capricorniano entra em Aquário, ele vai querer “sair do ninho” e prezar mais pela liberdade, abraçar uma causa, se tornar mais excêntrico, fazer mais amigos. Quando o Sol de um Sagitariano progride pra Capricórnio, o oposto acontece: ele vai deixar de ser tão expansivo pra focar mais no trabalho, na carreira, pode se tornar mais caseiro e um tanto ambicioso. Quando o Sol de um Aquariano entra em Peixes, ele precisa se espiritualizar, se tornar mais sensível, e muito provavelmente vai sentir vontade de ficar próximo do mar. E por aí vai!

Tendo isso bem compreendido, é muito importante ressaltar três pontos (LEIAM!), pra percebermos como essa análise é complexa:

1.  Você nunca deixa de “ser do seu signo”. Sempre terá as características dele e ele sempre falará muito da sua essência. Mas sua vida acaba mudando e você sente as transformações em si também de acordo com o signo para o qual o sol progrediu =)

2. O Sol progride e vai encontrando os planetas pelos quais ele passa no seu mapa, e isso também tem consequências, dando enfoque ao que esses planetas representam no signo em que estão. Ex: se a pessoa tem o Sol no grau 9 de Libra e Vênus no grau 27, é bem provável que com 18 anos de idade ela viva seu primeiro grande amor, porque o sol progredido encontrará com o Vênus natal.

3. Dentro dos 30 graus do signo, não existe só esse signo, existem também os decanatos e dúades. É um assunto mais complexo, mas explicando de forma breve: “dentro” de um signo, que tem 30 graus, os primeiros 10º representem mais fortemente esse signo, do 10º até 20º temos características do signo seguinte do mesmo elemento, e do 20º até o 30º há um enfoque no  próximo signo desse elemento. Ou seja, para Libra, o primeiro decanato é Libra, o segundo é Aquário e o terceiro é Gêmeos. Para Câncer, o primeiro decanato é Câncer mesmo, o segundo é Escorpião e o terceiro decanato é Peixes. Para Touro, o primeiro decanato é Touro, o segundo é Virgem e o terceiro é Capricórnio. E por aí vai.  Nossa pessoa de exemplo nasceu no primeiro decanato de Libra mesmo (grau 9), por isso tende  ter características como um forte senso de justiça, indecisão, busca por harmonia e beleza em sua vida. Se essa pessoa tivesse nascido dois dias depois, já seria do segundo decanato, Aquário, então seria de Libra porém também com características desse outro signo – provavelmente seria mais irreverente e excêntrica, um pouco mais revolucionária do que pacífica. Vou fazer um post detalhando mais sobre isso depois, mas isso também é interessante de se analisar nas progressões, porque quando o sol passa por diferentes decanatos, isso também gera mudanças de vida e na personalidade da pessoa. As dúades são ainda mais complexas, porque elas mostram que existem todos os signos dentro dos 30º de um signo, com 2,5º pra cada um. Esse é um assunto no qual não entrarei hoje pra não enlouquecer vocês, mas é super interessante também!

4. O Ascendente também progride. Por isso acontecem mudanças tão plurais na nossa vida, já que não são só as mudanças causadas pela progressão do Sol. Aliás, todos os planetas no mapa progridem (Marte, Vênus, Mercúrio…), mas enquanto você está analisando a progressão de um, você deixa o restante do mapa estático e “move” só ele, um grau por ano. Isso revela diversas mudanças de vida nas diversas áreas dela, mas não ficamos interpretando pra não ficarmos loucos. Por isso, as progressões mais comuns que se analisa no início dos estudos de astrologia são as do Sol e Ascendente mesmo. Para saber em que idade seu ascendente progrediu ou vai progredir, é só ver em que grau ele estava quando você nasceu, e para isso você precisa fazer seu mapa astral sabendo o horário exato em que você nasceu, e aí é só ver o grau em que começa sua casa 1.

Enfim, agora vocês entenderam porque eu sempre falo que a Astrologia não tem nada de adivinhação, que é matemática pura, né? Hahaha.

Sei que é bastante conteúdo então a princípio é difícil de absorver, mas já vai ajudar vocês a entenderem (por)que não permanecemos os mesmos a vida inteira, e isso é maravilhoso! Estamos sempre progredindo, evoluindo, e a Astrologia tem muito a nos ajudar no nosso auto-conhecimento para entendermos essas transformações e fazermos o melhor possível com elas.

Espero que tenham gostado do post, e não deixem de comentar com suas dúvidas sobre esse tema tão encantador para que eu saiba o que vocês mais querem que eu aborde aqui!

O que você achou desse conteúdo?