Jornada Extraordinária - Isabella Mezzadri

Projetando sua Jornada Extraordinária

 

Como falei bastante esses dias no meu Instagram, estamos vivendo um momento muito transformador agora em agosto, com Mercúrio, Marte e outros planetas retrógrados nos ajudando a repensar muitas coisas na vida. Além disso, pelo fato de estarmos em temporada de eclipses, estamos tendo oportunidades de viver verdadeiros shifts em nossas jornadas.

Tendo isso em mente, fiquei refletindo sobre qual exercício poderia passar para ajudar vocês a focarem nessas reflexões, porque quando realmente usamos essa energia a nosso favor, canalizamos ela de forma muito positiva pro nosso processo – e aí os probleminhas relacionados a falhas de eletrônicos, de comunicações, quebras de aparelhos e etc, melhoram consideravelmente, e percebemos que #MR não é tão famigerado assim! Justamente porque Mercúrio e os outros planetas não ficam retrógrados à toa, ou só pra “causarem” em nossas vidas, e sim porque o universo flui perfeitamente e sabe criar as circunstâncias perfeitas para que importantes transformações fluam em nossas vidas. E esses planetas retrógrados vêm pra realmente nos ajudar, como se estivéssemos em um carro que está prestes a bater em uma parede – e eles estão nos auxiliando a dar marcha ré, para que depois possamos acelerar novamente em uma direção muito mais alinhada com a nossa essência.

Por isso que uma grande questão para esse mês é: onde você realmente quer colocar a sua energia? Será que não está dispersando suas forças fazendo coisas que nem são o que você realmente quer? O que você tem feito alegra sua alma, faz seu coração vibrar, ou é só para agradar (ou parecer bem-sucedido) aos olhos dos outros? (Eixo Aquário-Leão nos Eclipses!)

Esse exercício vai ajudar exatamente nisso: a identificar onde você está colocando sua energia atualmente, através de um mapeamento inicial de tudo que está acontecendo na sua vida, e depois, na segunda parte, você vai desenhar os passos da sua Jornada Extraordinária. Lembrando que isso é basicamente uma adaptação de exercícios já conhecidos e aplicados em várias técnicas, mas quis chamar dessa forma por causa daquilo que expliquei melhor aqui: acredito muito no poder da jornada. Não consigo acreditar que nosso propósito seja só um, aquele momento mágico em que encontramos o que amamos fazer e tudo flui facilmente. Acredito que seeeempre teremos desafios, mas que esses desafios são importantíssimos pro nosso aprendizado e nosso processo de evolução. Por isso que o nosso propósito não é a chegada, e sim a jornada. E essa jornada vai se transformando de acordo com o que mais precisamos aprender em cada momento.

Não temos como saber exatamente como nossa vida estará daqui a 5, 10 ou 15 anos. Justamente porque nossos sonhos, paixões e necessidades se transformam com o tempo. Mas podemos fazer o nosso melhor com o que está acontecendo agora. E o objetivo desse exercício é justamente auxiliar nisso! Espero que te ajude a compreender melhor as transformações que você está vivendo esse mês ❤

Vou colocar um passo a passo pra facilitar, porque escrevo demais então os itens ajudam a tornar tudo um pouco mais dinâmico! Hahaha

 

1.RASCUNHO DAS POSSIBILIDADES

O primeiro passo será mapear tudo que está acontecendo na sua vida nesse momento. Expliquei melhor nesse post, mas resumidamente: é só você escrever “Rascunho das possibilidades” no seu caderno ou em uma folha, abaixo você escreve seu nome e vai puxando setinhas colocando tudo que está demandando sua energia atualmente, por exemplo: faculdade, finanças, namoro, trabalho, família, cuidados com a saúde, algum projeto específico, etc. Abaixo de cada item você pode ir descrevendo exatamente o que está acontecendo no momento e o que você gostaria que acontecesse também.

Se estiver passando por alguma dúvida, com diferentes caminhos que pode escolher porque está na dúvida de qual te faria mais feliz, você pode destrinchar as diferentes possibilidades e escrever como as coisas fluiriam – e o que você precisaria fazer – caso seguisse em cada uma delas. Exemplo: se você tiver uma viagem que não sabe se vai fazer ou não, colocar o que você terá que fazer caso vá e caso não vá. Ou um relacionamento que não sabe se continua ou não, ou se está dividido entre diferentes rumos para um projeto… Você pode destrinchar as diferentes opções para visualizar como fluiria cada direção diferente. Não se pressione a escolher qual deles é o melhor ainda, o objetivo desse exercício é justamente te ajudar a vislumbrar todas as possibilidades e clarear em quais atividades você sente que quer focar mais neste momento. E principalmente, perceber que existem algumas coisas com as quais você não precisa se preocupar nem se desgastar quanto estava se desgastando antes. É algo tão simples, mas é impressionante como colocando no papel tudo já clareia bem ❤

 

2. REFLEXÕES SOBRE SEU PROPÓSITO DE VIDA ATUAL

Com seu caderno em mãos, assista a este vídeo. Nele, falei bastante sobre propósito e fui passando diversos exercícios que te ajudam a ir refletindo sobre quais seus principais objetivos nesse momento – então recomendo muuito que você assista até o fim, tenho certeza de que vai te inspirar bastante! Não deixe de pausar para fazer os exercícios que eu vou passando ❤

 

3. PROJETANDO SUA JORNADA EXTRAORDINÁRIA

Essa parte você pode fazer em toda lua nova para aproveitar a energia de novos inícios que ela proporciona – mas não precisa se prender a isso, se quiser fazer em qualquer outro momento, pode fazer!

Olhe para a folha em que você fez o seu Rascunho das Possibilidades e coloque números ao lado de cada um dos itens que você colocou, determinando as prioridades. Perceba como os que ficaram nos primeiros lugares provavelmente serão onde você mais vai colocar sua energia esse mês, e que muitas das coisas onde você estava colocando muita energia antes (ou se preocupando demais) nem são sua prioridade nesse momento.

Em uma nova folha do caderno (ou em uma folha avulsa se preferir), escreva os seguintes pontos:

Qual o meu propósito nesse momento de vida? ❤

Não precisa ser necessariamente profissional! Alguns exemplos:

Organizar todos os meus objetivos e focar minha energia em menos coisas de cada vez.

Ou: conseguir cuidar melhor da minha saúde.

Ou: estruturar meu negócio de forma incrível.

Ou: superar o término de um relacionamento e cuidar mais de mim, aprender a ser feliz sozinha e me amar mais.

Reflita sobre qual você sente que é o seu! (Se não assistiu esse vídeo ainda, ele vai te ajudar a visualizar isso!)

Lembrando que: pode ser que semana que vem isso mude, e tudo bem! Não se pressione para que seja o seu propósito DE VIDA, tenha em mente que é seu objetivo nesse momento de vida, que pode ser só para esse mês, por exemplo!

 

❤ Qual meu maior sonho atualmente? ❤ 

Exemplos: descobrir uma área em que eu me sinta muito feliz e realizada profissionalmente

Ou: passar em em tal vestibular ou concurso

Ou: conseguir fazer tal projeto acontecer de forma incrível

 

❤ Minha jornada extraordinária ❤

Aqui você resume em um parágrafo tudo de incrível que vai fluir na sua vida nos próximos meses, evitando a palavra “não” e sempre colocando de forma positiva (se quiser escrever “não vou fazer tal coisa”, fale por exemplo “vou ficar livre de tal coisa..”).  Foque principalmente no que você percebeu que são suas prioridades.

Exemplo (não precisa fazer parecido, é só pra inspirar você a fazer o seu do seu jeitinho!):

Minha vida está fluindo de forma cada vez mais incrível. Vou conseguir estudar 2h por dia e passar naquela prova, e vai ser ainda mais maravilhoso do que eu imaginei. Vou trabalhar com tal coisa que é o que amo, meus colegas de trabalho serão incríveis e vou ter tempo de lazer também….

 

❤ Quais as principais atitudes que vou tomar esse mês para alcançar meus objetivos? E como eles vão fluir? ❤ 

(Aqui, você coloca um objetivo por vez e detalha suas atitudes para realizá-los, priorizando o seu propósito atual!)

Exemplos:

CARREIRA: vou fazer uma consulta de autoconhecimento, um curso que agregue para meu trabalho, estudar x horas por dia… etc.

Caso você não tenha clareza do que quer para sua carreira ainda, pode colocar: vou investir em autoconhecimento e conseguir descobrir o que amo fazer. Conseguirei encontrar um trabalho que ame e no qual aprenda muito e me sinta realizada… etc

FINANÇAS: farei uma reunião com o contador semana que vem; conseguirei gastar até X esse mês, farei uma planilha tal.. etc.

REPENSAR: vou me permitir mudar de ideia e ficarei livre de pressão para tomar decisões importantes. Conseguirei perceber o que esse mercúrio retrógrado veio me ajudar a transformar e tudo vai clarear de forma incrível no decorrer do mês.

Outros exemplos que você pode destrinchar: Relacionamento, Mozão, Saúde, Família, Rotina… (ex: Organizarei minha rotina de forma que consiga dar conta das minhas obrigações e ainda ter tempo pra mim, acordar tal hora todos os dias, dormir tal hora), etc.

 

❤ O que é menos prioridade então posso focar mais a partir do mês que vem? ❤

(aqui você coloca tudo que você percebeu que estava se preocupando demais e não precisa colocar tanta energia assim nesse momento, porque tem outras prioridades)

 

Meu mantra para esse mês ❤ 

(aqui, você elabora uma frase linda que te inspire a ir atrás dos seus objetivos! Assim você consegue mentalizar ela todos os dias quando acordar!!)

Ex: Vou passar na prova tal e vai ser INCRÍVEL! Já deu certo!

 

E prontinho! =)

Se você quiser adaptar alguma pergunta, acrescentar outra, deixar de responder alguma.. Tudo bem! É a SUA jornada extraordinária e o objetivo é que você consiga visualizar melhor como seus objetivos vão se realizar e quais atitudes incríveis você vai ter a partir de hoje para realizá-los. Não se pressione a chegar a todas as conclusões. Se não tiver certeza de algo, coloque que isso vai clarear para você de forma incrível no decorrer do mês, por exemplo. E lembre sempre que tudo flui no tempo certo…

E, ao mesmo tempo, que seu propósito não está lá longe.

Ele já está fluindo a partir de agora!

Cabe a você focar em fazer seu melhor com o que está acontecendo nesse momento.

Tenha certeza de que tudo com que você está sonhando vai se realizar de forma ainda mais linda que você está imaginando.

Basta colocar no papel. Acreditar completamente. Fazer a sua parte. E confiar no universo! ❤ 

 

 

O que você achou desse conteúdo?